Uma janela para o mundo: Internet e telefonia rural fixa em Serra Alta

Nos últimos dois meses, o município de Serra Alta vem trabalhando na instalação de torres de internet e telefonia rural fixa no interior do município. O projeto visa atender 100% das comunidades, e praticamente todas as famílias que residem na área rural. Ao todo, são nove torres com 30 metros de altura, sendo que seis já estão instaladas no município em pontos estratégicos para que haja uma melhor cobertura do sinal para as comunidades.

Conforme o Secretário de Planejamento Delmar Frantz que está à frente do projeto, a primeira torre instalada foi na comunidade de Linha Baesso, propriedade do munícipe Ivanor Zampieron. A segunda, na Linha Nova Ibiaçá, propriedade de David Pistore. A terceira torre foi instalada na comunidade de Linha Lageado Grande, mais precisamente na propriedade do munícipe Jandir Rampanelli. Na sequência, também foram instaladas torres em Linha Sartori na propriedade de Ivo D’Ambrós, na Linha Damo na propriedade de Cladir Cerezolli vulgo (Kiko) e na Linha São Luiz na propriedade do munícipe Marcos Leandro Guzatti.

Delmar ressalta que as próximas instalações serão na comunidade de Linha Ipiranga, na propriedade de Anilvo Koch, na Linha Bianchetto e Linha São João. “Acompanhamos o projeto e fizemos o levantamento das áreas a serem cobertas pelo sinal, onde os produtores rurais, bem como empresa do ramo madeireiro, não precisarão mais deslocar-se até a sede do município para emitir notas fiscais eletrônicas, onde a partir disso, poderão acessar e acompanhar seus cadastros e contas em casa, agendar serviços com cooperativas e prefeitura, fazer transações bancárias, pesquisar e acompanhar tecnologias para genética, rebanho e negócios, entre outros itens”, comentou.

 O Secretário ainda argumentou que serão disponibilizados treinamentos aos produtores para melhorar o uso das máquinas e ampliar os conhecimentos sobre informática. A internet abre um leque muito amplo e devemos saber utilizá-la ressalta Delmar.