História

A colonização de Vista Longa, hoje Serra Alta, teve seu início no ano de 1950. O transporte utilizado pelos colonizadores pioneiros, foi através de burros de carga, passando para caminhos desbravados por eles mesmos com facões, foices e machados. Os colonizadores foram: José Cerizolli, Fortunato Sartori, Abrelino Girelli e Leonório Girelli. Em 1954 surgiu o primeiro comércio, denominado de COMERCIAL SERRA ALTA de propriedade do Sr. Adalíbio Ghidini. Foi construída a primeira Escola e Igreja pela comunidade com uma área de 48 m², a qual foi inaugurada em dezenove de março de 1955.

Ainda em 1955, em organização de nove famílias, teve início à primeira sociedade local, comunidade católica, tendo como Padroeiro São José. Aos poucos, a infraestrutura de Serra Alta foi crescendo, quando no dia oito de junho de 1956, foi montado o primeiro moinho de milho, de propriedade dos Senhores Primo Cerezolli e Fortunato Sartori. Em seguida foi instalada a primeira Ferraria de propriedade dos Senhores Luciano Sperotto e Florinário Censi.

A primeira Escola era chamada de Escola Mista Municipal e o primeiro professor a atuar foi Wilibaldo Ramone, que trabalhou na comunidade por um ano. Em 1955, a Escola Mista Municipal passou a ser Escola Isolada Estadual. Em 1960, passou a ser E.E.R.R. La Salle e em 1976 passou a ser denominada Escola Básica La Salle, contemplando alunos até a 5ª série. Em três de maio de 1977 através do Decreto nº 299, foram implantadas as demais séries de 1º grau. Através do Parecer nº 048/83 de 29 de março de 1983, transformou-se em Colégio Estadual La Salle, incluindo também o ensino de 2º grau – Habilitação Magistério de 1º a 4º série.

A primeira Mesa Eleitoral de Serra Alta – Vila Modelo, Município de São Carlos, foi instalada no dia três de outubro de 1960, a Seção de nº 30 da 58ª Zona Eleitoral. Serra Alta, em sete de outubro de 1962, elegeu os primeiros representantes Legislativos na Prefeitura Municipal de Modelo, sendo: Senhor Luiz Santin e Olivio Lucion. No dia quinze de novembro de 1968 o Senhor Luiz Santin era eleito o primeiro Vice- Prefeito. Para Serra Alta, Distrito ainda de Modelo, foi motivo de orgulho.

Hoje, o município contém 3.285 mil habitantes, e no dia 26 de abril de 2014 comemora seus 25 anos de história. Cada ano que passa, Serra Alta, cresce, amadurece em todos os setores. A economia, por exemplo, é baseada na agricultura diversificada, como: milho, soja, feijão, arroz, mandioca, fumo e trigo. Além disso, destaca-se na pecuária a bovinocultura (principalmente leiteira), a suinocultura e a avicultura. Podemos destacar ainda a produção de leite, que se constitui na maior fonte de renda do agricultor. Ainda temos a indústria e comércio como forte alavanca do município. No setor industrial destacamos o ramo moveleiro.