DOCUMENTO CURRICULAR REGIONAL É APRESENTADO NO COLEGIADO DE EDUCAÇÃO DA AMOSC

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reuniu-se na manhã de hoje com o Colegiado de Secretários Municipais de Educação. Um dos destaques durante a reunião foi a apresentação do documento curricular da região denominado “BNCC e o Movimento de Reorganização Curricular das Redes Municipais de Educação da AMOSC: Elementos para um Currículo Regional”. Este trabalho conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e envolveu equipes pedagógicas, professores da educação básica e do ensino superior com apoio dos secretários municipais de educação.

O trabalho de elaboração do documento curricular regional iniciou-se ainda em 2017 em discussões nas formações continuadas de professores, encontro de formação das equipes pedagógicas, equipes de sistematização e produção do documento, grupo de trabalho por componente curricular e tem sua primeira etapa concluída agora em julho de 2017. O documento parte de estudos e debates a partir da Base Nacional Comum Curricular aprovada em dezembro de 2017, Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014, Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense aprovado em julho de 2019, propostas curriculares e projeto pedagógicos dos municípios, textos orientadores e ainda legislação educacional. Vale ressaltar que o documento integra inicialmente o contexto do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 6º ao 9º ano será produzido neste segundo semestre, dando continuidade ao trabalho já iniciado pelos grupos de trabalho. A região da AMOSC abrange 20 municípios da região, conta com 156 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, as quais têm matrícula de 31.603 estudantes, sendo 15.592 na Educação Infantil, 16.011 no Ensino Fundamental e 721 na Educação de Jovens e Adultos e uma equipe formada aproximadamente 2.661 professores.

Próximo passo, além da continuidade da elaboração do currículo de 6º ao 9º ano é a atualização e revisão dos projetos políticos pedagógicas das redes de ensino e a implantação do currículo a partir da formação continuada de professores e equipes pedagógicas.

Segunda a Coordenadora do Colegiado Eunice Bruchi “este trabalho foi fundamental para o estudo, apropriação e reorganização curricular das redes de ensino”. Ressalta ainda, “que o trabalho organizado em grupo coletivamente tem fortalecido e qualificado ações para o desenvolvimento da educação de toda região”.

Outro tema foi a Proposta apresentada pelo Colegiado de Tributação sobre Educação Financeira para ser realizado em 2020 para alunos do 5º ano. Proposta esta que será realizada em parceria entre os dois colegiados, Educação e Tributação.

A experiência da Escola em Tempo Integral do município de Nova Itaberaba foi apresentada como uma das possibilidades para ampliação do tempo dos estudantes na escola, bem como, o cumprimento de uma das metas dos Planos Municipais de Educação. Esta iniciativa também está sendo implantada no município de Águas Frias em uma escola do campo. Esta experiência tem apresentado grandes avanços para educação de Nova Itaberaba e demonstrado que é possível colaborar para o desenvolvimento integral das crianças a partir de uma iniciativa que integre os currículos de forma articula e planejada.

Outros temas debatidos: Continuidade do monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação a partir das equipes já constituídas nos municípios, avaliações das últimas formações de professores, gestores, conselheiros da alimentação escolar, nutricionistas e formações sobre educação especial; programações de próximos eventos que integram temas relacionados à educação; análise do SIOPE das atribuições dos secretários e conselheiros e recursos de financiamentos da educação.