CÂMARA DE CONSERVAÇÃO DE VACINAS JÁ ESTA EM FUNCIONAMENTO

A Secretária de Saúde esteve recebendo oficialmente a câmara para conservação e armazenamento de vacinas, este investimento segue uma regulamentação do Ministério da Saúde onde todas as geladeiras convencionais devem ser substituídas por equipamentos deste tipo.

De acordo com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Rosilei Damo Perera, “está substituição é de grande importância uma vez que ela possui um controle real da temperatura que é oferecida, além de uma distribuição homogênea da temperatura dentro dela, que permite que as vacinas principalmente as que são de vírus vivos atenuados para que elas não oscilem e muito menos saiam da temperatura padrão que é de 2º a 8º graus célsius”.

Ainda segundo Rosilei esta câmara para conservação de vacinas oferece muito mais segurança em relação a conservação já que “ela possui um registrador de gráficos continuo que possibilita acompanhar as oscilações que ocorrem no equipamento. Ela possui também uma bateria de auto autonomia, caso ocorra queda ou falta de energia, e também avisa através de um alarme sonoro, que também pode ser online, em caso de ela sair da temperatura padrão que mantem as vacinas dentro de uma qualidade e uma eficácia e eficiência para ser aplicada”.

Este equipamento foi fornecido pela empresa HM Linck ME por meio de pregão presencial. A câmara para conservação de imunobiológicos é da marca Biotecno, tem capacidade de armazenagem de aproximadamente 340 L e teve um custo total de R$ 14.900,00.