PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA SERRA ALTA MAIS ACESSÍVEL ESTÁ ENCERRANDO O PRAZO PARA ADERIR
A Administração Municipal de Serra Alta está executando desde o mês de junho de 2019 a construção de calçadas padrões e informa a população que as pessoas que ainda não aderiram ao programa SERRA ALTA MAIS ACESSÍVEL, o qual contempla as ruas da primeira etapa de construção, deverão demonstrar interesse até dia 15 de agosto de 2019. Caso não queiram aderir ficarão para o final das execuções, pois segue-se um cronograma de ruas para serem executadas as calçadas através do programa.
A execução da obra ocorre de forma compartilhada, sendo que o poder executivo fornece aos proprietários serviços de máquinas para o preparo da área de intervenção, fornecimento dos blocos para pavimentação; fornecimento e colocação de meio-fio; fornecimento de blocos de concreto para execução das floreiras. Sendo que quem não aderir ao programa no prazo estipulado perderá o benefício, para tanto, cabe destacar que esta é uma exigência da Lei Federal 10.527/01 (Estatuto das Cidades).
Segundo o secretário de Agricultura que está à frente do programa, destaca que “ haverá uma segunda etapa, com outras ruas contempladas e que será realizada uma audiência pública com os beneficiados antes de iniciar as obras.
Relação das ruas e quadras a serem beneficiadas na primeira etapa:
– Avenida D. Pedro II – testada da quadra nº 77 – entre as Ruas Guaporé e Rua Professor Florinário Censi;
– Avenida D. Pedro II – testada das quadras nº 26, 29 e 30 – entre as Ruas Princesa Isabel e início da Ciclovia Norte;
– Avenida D. Pedro II – testada das quadras nº 27, 28, 41, 75 e 79 – entre as Ruas Princesa Isabel e Rua Luiz Baesso;
– Avenida Presidente Castelo Branco – testada das quadras nº 12, 47 e 48 – Entre a Avenida D. Pedro II até prolongamento futuro da Rua Menotti Cerezolli;
– Avenida Presidente Castelo Branco – testada das quadras nº 05, 50 e 51 – entre a Avenida D. Pedro II até prolongamento futuro da Rua Menotti Cerezolli;
– Avenida Presidente Castelo Branco – testada das quadras nº 06, 07, 08 e 36 – entre a Avenida D. Pedro II até o acesso ao Loteamento São Miguel;
– Avenida Presidente Castelo Branco – testada das quadras nº 09, 10, 11 e 35 – entre a Avenida D. Pedro II até o acesso ao Loteamento São Miguel;
– Rua Almirante Barroso – testada das quadras nº 09 e 37 – entre a Avenida Presidente Castelo Branco e Rua 08 de Maio;
– Rua Almirante Barroso – testada das quadras nº 10 e 15 – entre a Avenida Presidente Castelo Branco e Rua 08 de Maio;
– Rua 28 de Abril – testada da quadra nº 10 – entre a Rua Duque de Caxias e Rua Almirante Barroso;
– Rua 28 de Abril – testada da quadra nº 15 – entre a Rua Duque de Caxias e Rua Almirante Barroso;
– Rua 08 de Maio – testada das quadras nº 14 e 15 – entre a Avenida D. Pedro II e Rua Almirante Barroso;
– Rua 08 de Maio – testada das quadras nº 16 e 38 – entre a Avenida D. Pedro II e Rua Almirante Barroso;
– Rua 07 de Setembro – testada das quadras nº 16 e 38 – entre a Avenida D. Pedro II e futuro prolongamento da Rua Almirante Barroso;
– Rua 07 de Setembro – testada das quadras nº 20 e testada com o Centro Municipal de Educação – entre a Avenida D. Pedro II e futuro prolongamento da Rua Almirante Barroso;
– Rua Duque de Caxias – testada das quadras nº 21 e 25 – entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Rua Princesa Isabel;
– Rua Duque de Caxias – testada das quadras nº 44 e 45 – entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Rua Princesa Isabel;
– Rua Princesa Isabel – testada da quadra nº 25 – entre a Avenida D. Pedro II e Rua Duque de Caxias;
– Rua Princesa Isabel – testada da quadra nº 26 – entre a Avenida D. Pedro II e Rua Duque de Caxias;
– Rua Riachuelo – testada das quadras nº 21 e 45 – entre a Avenida D. Pedro II e acesso ao Centro de Convivência de Idosos;
– Rua Riachuelo – testada das quadras nº 25, 44 E 46 – entre a Avenida D. Pedro II e acesso ao Centro de Convivência de Idosos.
A padronização das calçadas é uma forma de facilitar a mobilidade urbana, pois, não podemos nos limitar a pensar apenas no transporte público, no tráfego de automóveis e bicicletas, o deslocamento dos pedestres também é importante, além dos mesmos estarem adaptados para os portadores de necessidades especiais.
Ouça a entrevista do Secretário de Agricultura Jair de Assis, referente ao programa em questão.