FALTÔMETRO: FALTAS EM AGENDAMENTOS DOBRA NO MÊS DE JUNHO

O problema de faltas em consultas, cirurgias e exames continua sendo um problema em nosso município. No mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Faltômetro, que é um quadro onde ficam expostas a quantidade de faltas em cada especialidade oferecida pela UBS.

Mesmo com ampla divulgação dos dados do primeiro resultado, neste mês de junho as faltas aumentaram. De acordo com o secretário de Saúde Jeferson Martini “foi uma surpresa as faltas terem aumentado de um mês para o outro, pois o trabalho da secretaria está sendo feito e as faltas continuam aumentando”.

Somente nas consultas e exames especializados que são realizados em outros municípios como por exemplo, Pinhalzinho, Chapecó e Xanxerê que são pagos pelo município através do consórcio CIS-AMOSC, somaram 28 faltas. Jeferson destaca ainda que são apenas contabilizadas as consultas e exames em que o paciente não apresenta nenhuma justificativa para a falta. Nas cirurgias eletivas foram 5 faltas sem justificativa.

O secretário ainda desabafa dizendo que “se sente triste por que a secretaria desenvolve um bom trabalho, mas as pessoas não dão o real valor para o nosso trabalho, na questão de consultas cirurgias e encaminhamentos”. E ressalta novamente “que quem realmente precisar de atendimentos da UBS que de início aos encaminhamentos e vá até o final para que a gente possa ter uma sequência mais tranquila”.

Confira os números completos do Faltômetro para o mês de junho:

• Médico Clínico: 10 consultas;
  • Ginecologista: 03 consultas;
  • Enfermagem: 07 consultas;
  • Fisioterapia: 37 consultas;
  • Dentista: 10 consultas;
  • Procedimentos Cirúrgicos: 05 procedimentos;
  • Consultas especializadas e exames: 28 consultas;
  • Faltas no Transporte: 26 consultas

Totalizando 128 faltas neste mês de junho, mais do que o dobro registrado no mês de maio, que foram 57 faltas.

Confira na integra a entrevista do Secretário Jeferson Martini.