Servidores participam de capacitação para implantação do SISREG

Nos dias 18 e 19 de julho, membros da Secretaria Municipal de Saúde participaram do Evento Macrorregional de Regulação, realizado no município de Chapecó.

O SISREG significa “Sistema Nacional de Regulação” é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos (DATASUS)

O Estado de Santa Catarina vem passando por um momento de mudanças quanto aos agendamentos realizados pelo sistema único de saúde – SUS. Conforme prevê a lei nº 17.066 de 11 de Janeiro de 2017, as filas de espera devem ser publicadas e atualizadas na internet dando acesso ao paciente, que poderá acompanhar a sua posição na fila. O sistema SISREG é o que vai gerenciar toda esta mudança. Portanto, por se tratar de uma fase de grandes mudanças, pede-se a compreensão de todos quanto aos agendamentos encaminhados para o SUS, pois estamos em período de adequação, onde o município será o responsável pela inserção dos pacientes no sistema, porém salientamos que não é o município que irá agendar e autorizar os procedimentos, estes serão agendados conforme cota disponível para o município nas Centrais de Regulação (SUS Chapecó e Regulação do Estado).

É Importante ressaltar que a posição do paciente na fila poderá ser alterada somente pelo médico regulador, que irá avaliar cada caso, de acordo com o laudo médico que será transcrito no sistema.

Em resumo, o que mudou é que agora é o Município que irá inserir as consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos a serem agendados pelo SUS no Sistema SISREG, trabalho este que antes era realizado pelas ADRs, Hospitais e Secretaria de Saúde de Chapecó. Os procedimentos serão lançados através da transcrição de laudo médico, conforme as solicitações forem chegando na Secretaria Municipal de Saúde, respeitando sempre a fila. O que se quer com tudo isso é mais organização e transparência nas filas de espera do SUS.