Secretário comenta sobre novos profissionais na Unidade Básica de Saúde

Essa semana, estivemos em conversa com o Secretário de Saúde Rafael Marin, que abordou alguns temas pertinentes no setor. O assunto mais relevante na Unidade Básica de Saúde é o novo Clínico Geral Dr. Jean Carlos Antunes dos Santos proveniente do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – (PROVAB) do Governo Federal, o qual recebe uma bolsa de especialização para atuar na unidade do município. Jean é natural de Alpestre – Rio Grande do Sul, trabalhou dois anos em Campo Erê na Unidade Básica de Saúde, até o momento que aderiu ao PROVAB e foi encaminhado a Serra Alta.

Conforme o Secretário de Saúde Rafael, o novo profissional trabalha 32 horas semanais de segunda a quinta-feira e sua vinda facilitou e muito o atendimento na unidade. “Contamos agora com dois clínicos gerais, e antes recebíamos 18 pacientes por turno, totalizando 36 ao dia e agora passamos a 24 atendimentos por profissional, sendo 48 pacientes por dia. Com tudo, melhorou a qualidade da consulta, também oferece melhor comodidade ao profissional”, comentou.

Outro ponto destacado por Rafael, foi sobre a realização de visitas domiciliares. “Antes, realizávamos apenas uma visita domiciliar por semana aos acamados ou pacientes que não tem condições de vir até a unidade de saúde, agora com a vinda do Dr. Jean, são realizadas duas visitas na semana, o que facilita ainda mais o serviços dos profissionais”, ressaltou.

Além disso, conforme Marin, a unidade conta com um profissional na área ginecológica, sendo o mais novo profissional o Dr. Jorge Luiz Silva Junior que atende uma vez por semana (quarta-feiras) cerca de 16 mulheres. “Com a vinda do Dr. Jorge conseguimos receber um bom número de mulheres e facilitar o atendimento para que as mesmas não necessitem buscar centros maiores para pequenos procedimentos”, disse ele.

Rafael afirmou ainda que de modo geral, com a vinda destes profissionais o atendimento foi revigorado e melhorou consideravelmente na unidade.