Diretora faz balanço das atividades do Departamento de Cultura

No último sábado 29 de novembro, foi um dia especial aos alunos do Departamento de Cultura de Serra Alta, aos pais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a Associação de Pais e Professores da Casa da Cultura, os quais foram os protagonistas de um evento emocionante. Foi um momento de confraternização e encerramento das atividades culturais do ano de 2014. Durante dez meses de dedicação e empenho, tanto dos alunos quanto dos professores, nada melhor poder mostrar às famílias o resultado conquistado.

A Diretora do Departamento de Cultura Vanessa Ficagna, comenta sobre os dez meses a frente do departamento. “Tudo que é novo assusta, a Cultura sempre foi algo que valorizei muito, desde criança, como por exemplo, fazer “serão” no vizinho, ir a igreja aos domingos, tudo é cultura para mim, principalmente a forma como cada família vive. Aprendi que Cultura é muito mais do que pensava, acabei conhecendo as manifestações culturais do nosso município e passei a acreditar e comprovar quanta cultura nosso povo tem, mesmo camuflada no dia a dia das pessoas”, argumentou.

Ainda em conversa com Vanessa, ela explana sobre as atividades do ano, bem como os planos para 2015. “Posso dizer que este ano foi de dedicação, pois sempre buscamos a melhor forma de incluir e oportunizar a todas as idades, opções de cultura, seja a dança livre, patinação, salão, gauchesca, polonesa, alemã, italiana, aulas de violão, gaita e teclado e também a Banda Municipal que participa nos desfiles de sete de setembro com a Fanfarra organizada. As dificuldades buscamos superar, pois acredito que sempre há possibilidades de aperfeiçoar tudo e é isso que almejamos para 2015”, disse.

Diante disso, o governo municipal e a secretaria de educação, cultura e esportes preocupa-se em garantir o direito do cidadão ao acesso à cultura. “Dessa forma é com satisfação que aproveito esse momento para dizer que Serra Alta deu um importante passo para a política cultural de nosso município, que é a aprovação da Lei nº 1004 de 12 de novembro de 2014 pela Câmera de Vereadores, a qual institui o Sistema Municipal de Cultura”, argumentou a diretora.

O Plano Municipal de Cultura é um planejamento de longo prazo, criado para revitalizar e revelar a diversidade cultural da cidade, é um trabalho com ampla participação social que começou nas conferências intermunicipais, e visa que cada cidadão tenha a oportunidade de acessar, criar e consumir o produto cultural que desejar.